Na guerra do streaming a segmentação fará a diferença?
A paternidade tem ocupado muito meu tempo (o que tem me deixado bastante feliz), mas também me apresentou novos produtos destinados ao público infantil. Eu sempre frequentei os canais de desenhos e lojas de brinquedos, seja à trabalho, para acompanhar os sobrinhos ou porque eu simplesmente gosto desse universo, venho procurando e descobrindo muita coisa interessante focada no público infantil. Entre as minhas mais recentes descobertas está o YouTube Kids, uma plataforma de vídeos infantis do YouTube.
Uma das maiores preocupações dos pais e/ou responsáveis pela educação de uma criança é filtrar o conteúdo que seus pequeninos irão consumir. Queremos garantir que somente o melhor chegue aos nossos filhos, principalmente quando o assunto é internet (aí a coisa complica bastante). Minha filha ainda não tem tamanho para escolher sozinha qual conteúdo irá assistir (ufa), isso me dá total controle, mas já me preocupo com o momento em que ela irá dominar o controle remoto e dar seus primeiros “plays”.
Seguindo nessa busca acabei conhecendo o YouTube Kids que promete, logo de cara, uma garantia de conteúdo educativo supervisionado e ideal para a idade do seu filho. Ao entrar pela primeira vez na plataforma você configura o app para o perfil da criança que irá utilizar, e a ferramenta faz a seleção ideal de conteúdo, simples assim.
Além da configuração por idade você pode optar (ou não) por liberar o mecanismo de busca para que seu filho possa explorar novos conteúdos.
Os vídeos são categorizados por: recomendados, séries, música, aprender e explorar. Na página inicial também encontramos um link para “ver novamente” o que é ótimo para as crianças que curtem assistir várias vezes o mesmo vídeo.
O app também conta com vinhetas e propagandas personalizadas e divertidas que, ao contrário do YouTube tradicional, não frustram as crianças ansiosas por assistir seu programa favorito.
É claro que o YouTube Kids não é a primeira alternativa desse tipo de serviço, mas certamente chega com o maior acervo de conteúdo infantil disponível na web e não custa nada.
Se você tem crianças em casa e quer garantir que elas vejam um conteúdo selecionado e próprio para cada idade, precisa conhecer e testar o YouTube Kids.